terça-feira, 8 de outubro de 2013

"O Príncipe Etíope de Rancho"

Waldir Pereira, o Didi, nasceu em 08 de outubro de 1928.

Foi eleito o melhor jogador da Copa de 1958, quando a imprensa europeia o chamou de "Mr. Football" ("Senhor Futebol").

"O Príncipe Etíope de Rancho" era seu apelido, dado por Nelson Rodrigues (ilustre dramaturgo e torcedor fanático do Fluminense). Príncipe, em razão da sua elegância em campo. Etíope por ser negro. A Etiópia, era governada por um imperador, o ditador Hailé Selassié, daí a nobreza.

Com classe e categoria, foi um dos maiores médios volantes de todos os tempos, um dos líderes do Fluminense entre 1949 e 1956, e após do Botafogo. Chegou a jogar no Real Madrid em 1959 e 1960.

Ele quem criou a "folha seca". Esta técnica consistia em bater na bola com o lado externo do pé, de modo a fazê-la girar sobre si mesma e modificar sua trajetória. Esse nome foi dado, pois a bola sofria um efeito inesperado, semelhante a uma folha caindo. O lance ficou famoso quando Didi marcou um gol de falta dessa forma contra a Seleção do Peru, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958.

Faleceu em 12 de maio, em decorrência de complicações provocadas por câncer.

Hoje, publico a 1ª embalagem de uma série de 23, dos campeões da Copa de 1958 pelo Brasil.

Cigarros Olímpicos, da Fábrica de Cigarros Sudan S.A.
Abaixo da imagem, o texto que consta na embalagem.


Nasceu a 8 de outubro de 1928, na cidade de Campos - RJ. Começou a jogar pelo Clube Goitacaz local, ingressando depois no Madureira A.C em 1949. Em 51 transferiu-se para o Fluminense F.C.por onde se sagrou campeão carioca nesse mesmo ano e vencedor da Copa Rio de 52. Transferiu-se em 55 para o Botafogo e, como botafoguense, foi campeão carioca de 57.E campeão panamericano em 52 no Chile, e ja disputou 55 jogos pelo Basil. Marcou o 1° goal assinalado no Estádio do Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário