terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor e Dia do Caçador!

Amigos! Hoje é o dia do professor! Parabéns a todos estes mestres. Aos professores colecionadores, à minha mãe, minhas tias, meus amigos.

E hoje é também o Dia do Caçador! Bom, na verdade pouco se sabe se tal data é oficial, apesar de vários sites a informarem. No Brasil, a caça é considerada crime pelo artigo 29 da Lei de Crimes ambientais (Lei 9.605/98).

Porém, para comemorar esse dia duplo, vou publicar uma embalagem rara e fantástica da Fábrica Lafayette. E em homenagem a todos os professores de história, um pouco do passado dessa fábrica que foi uma das mais importantes no início do século passado no Brasil.

Muito pouco se sabe sobre a Fábrica Lafayette. Possivelmente foi fundada em 1898. E funcionou ao longo de 40 anos. Teve ao menos sete endereços diferentes, todos em Recife.

Seu auge foi na década de 1920, e funcionou até aproximadamente 1945.

Suas embalagens eram bem chamativas, e faziam referências a personalidades da época, e muitas continham Vale - Brindes, como o caso da embalagem Caçadora que segue abaixo. Vejam a parte de trás da embalagem.

Tudo começou quando uma fábrica de São Paulo resolveu oferecer brindes para estimular a consumo de cigarros. O que era pra ser uma estratégia de marketing, transformou-se num jogo de azar. Todas as fábricas entraram na briga e o valor dos brindes subiu exageradamente, chegando a carros e apartamentos. Muita gente jogava fora os maços de cigarros ao ver que não continham cupons. A "guerra dos vales" já ameaçava arruinar a indústria de cigarros quando em 1941 veio um acordo de paz entre as fábricas.



Agradecimento ao amigo Tobal, que ajudou na pesquisa e que possui algumas embalagens dessa fábrica, as quais publicarei aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário