quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween

Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta, e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos.

No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados, como fantasmas, fadas e demônios.

Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno.

Bem depois, aproximadamente no século X, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de "all hallows eve", que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos".

Atualmente, vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween.

Uma embalagem fantástica do início do século passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário