quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O gol olímpico

Quem gosta de futebol sabe o que é um gol olímpico: o gol marcado diretamente em cobrança de escanteio sem que ninguém mais toque na bola antes de ela entrar. O que pouca gente conhece é a origem  por trás do lance e as razões que o fizeram ter esse nome.

Em junho de 1924, foi autorizado pela primeira vez que um gol fosse marcado em cobrança de escanteio. Antes, os gols marcados dessa forma não tinham validade. A Fifa mandava que fosse cobrado um tiro livre favorecendo o time que sofrera o gol.

E o primeiro jogador a fazer um gol em cobrança direta foi o escocês Billy Alston. Entretanto, quem levou a fama de ter marcado o primeiro gol olímpico foi outro homem: o argentino Cesáreo Onzari.

A Argentina organizou dois amistosos contra o Uruguai, que vinha de conquistar a medalha de ouro no Torneio Olímpico de Paris. O primeiro jogo terminou com o placar de 1 a 1. O segundo foi no dia 2 de outubro de 1924, e quando o placar ainda marcava 0 a 0, o atacante Onzari cobrou escanteio e fez um golaço!  Felizes com o feito, os argentinos batizaram o lance como “gol olímpico” como forma de caçoar dos uruguaios que eram os atuais campeões olímpicos.  A Argentina venceu a partida por 2 a 1.

Um pouco da história do futebol e agora uma embalagem para ilustrar este fato:

Companhia de Cigarros Independência - GOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário