segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"Anauê"

Amigos, em toda coleção, temos as embalagens que mais nos identificamos.

Eu, particularmente, gosto das séries especiais, embalagens com mulheres representadas, e com dois temas polêmicos: futebol e política.

E hoje vão conhecer exatamente duas embalagens que foram feitas para representar um movimento político: o Integralismo.

A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um partido político fundado em 7 de outubro de 1932 por Plínio Salgado, escritor modernista, jornalista e político.

Entre as principais idéias defendidas pelos integralistas, podemos destacar o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo, a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político. Além do conteúdo ideológico, os integralistas fizeram o uso massivo dos meios de comunicação, frases de efeito, criação de símbolos e padronização comportamental.

Ficaram conhecidos como camisas-verdes ou galinhas-verdes, devido aos uniformes que utilizavam.

Com o braço esticado e mão espalmada, saudavam-se com “Anauê”, expressão de origem indígena que significa "você é meu irmão".

A bandeira do movimento é composta por um fundo azul com um círculo branco no centro, e no meio do círculo, a letra grega maiúscula SIGMA, que simbolizava o somatório de todos os valores nacionais.

A AIB, assim como todos os outros partidos políticos, foi extinta após a instauração do Estado Novo, no final dos anos 30.

Seguem as embalagens, ambas desse período (década de 30):

Cigarros Camisas Verdes , Fabricação especial para Da Costa & Brito



Cigarros Sigma, da Fábrica de Fumos Veado





Nenhum comentário:

Postar um comentário