terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quem nunca jogou Monopoly?

Lançado em 5 de novembro de 1935, nos Estados Unidos, Monopoly é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. A estimativa é que mais de 200 milhões de unidades já tenham sido vendidas. Um sucesso e tanto para um brinquedo que começou a ser vendido quando os americanos ainda enfrentavam o efeito da Grande Depressão provocada pelo crack da Bolsa de Nova York, em 1929.

O jogo foi criado por Charles Darrow, que perdera o emprego de vendedor de sistemas de aquecimento justamente por causa da crise. Ele se baseou em outro jogo, o The Landlord’s Game (O Jogo do Senhorio), que fazia uma crítica ao capitalismo ao mostrar que monopólios são fontes de desigualdade e pobreza. Inverteu a lógica e criou um tabuleiro no qual o cidadão comum pode virar um magnata de mentirinha.

A primeira versão foi feita em uma toalha de mesa e desde o início dava ao jogador a possibilidade de comprar e vender terrenos em locais valorizados. Por seu conteúdo pró-capitalismo foi proibido na União Soviética até 1987.

O jogo evoluiu e, hoje, oferece até um sofisticado sistema de cartão de crédito (o brinquedo vem com uma maquininha semelhante à usada por lojistas). Também é possível comprar e vender hotéis, indústrias e concessionárias de serviços públicos. Em tempos de internet, pode-se até jogar no celular ou pelo facebook.

Uma curiosidade: a partida mais longa do Banco Imobiliário (nome no Brasil) durou 1680 horas, ou seja, 70 dias!! E eu jogava um dia e achava que era mto!

Em homenagem a esse jogo, uma embalagem bem antiga da SABRATI, da época em que era uma subsidiária de uma empresa italiana: Sabrati – S/A Brasileira de Tabacos Italianos. Devido a guerra, foi obrigada a mudar de nome, continuando a mesma sigla, porém passando a se chamar Sabrati – S/A Brasileira de Tabacos Industrializados.

Um comentário: