segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aloha!

Em 11 de novembro de 1909 os Estados Unidos instalaram em Honolulu, no Havaí, a base naval de Pearl Harbor. Mal sabiam que cerca de três décadas depois, a base teria papel fundamental no rumo da Segunda Guerra Mundial. Foi após o bombardeio efetuado pelas forças japonesas em 1941 que os americanas entraram no maior conflito bélico ocorrido no século passado.

O ataque-surpresa mais fulminante contra os Estados Unidos não foi uma ação terrorista, mas sim, uma operação militar.  Mais de 2440 norte-americanos perderam suas vidas em Pearl Harbor, enquanto que do lado japonês, as perdas foram mínimas: apenas 29 aviões e menos de 90 homens. 

Porém, o ataque a Pearl Harbor não foi um sucesso tão grande, visto que o principal alvo do ataque não foi atingido: os porta-aviões, a mais letal arma naval. O fato de terem escapado constituiu um sério golpe para os objetivos japoneses a longo prazo.  

Curiosidade: Aloha tem dois significados principais: o primeiro pode ser um cumprimento. Você pode dizer Aloha quando for falar "oi" ou "tchau". O segundo é usado quando se deseja expressar o amor. Mais do que uma simples palavra, o Aloha é uma maneira de se viver o “Aloha Spirit”. Esse é um dos ensinamentos da cultura havaiana.

As palavras em havaiano tem ‘mana’, que é uma influência espiritual. A palavra Aloha vem de uma derivação de:

A - AKAHAI, significa bondade,
L - LOKAHI, significa unidade,
O - OLU`OLU, significa agradável,
H - HA`AHA`A, significa humildade,
A - AHONUI, significa paciência.

Uma embalagem circulada no Hawai:


Nenhum comentário:

Postar um comentário